Histórico

É um grupo de jovens estudantes,que resolveram criar um blog a respeito do Meio ambiente.Com a intenção de ajudar e até conscientizar as pessoas,sobre a importância que ele exerce entre nós.Essa idéia surgiu em um momento que precisávamos fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre ambientalização,e não encontramos o que esperávamos na internet.Então,decidimos resolver não só o nosso problema,mas como o de vários aí a fora.

segunda-feira, 17 de março de 2008



O meio ambiente é um conjunto de influências que cercam os seres vivos e as coisas em geral.Pela necessidade de utilizar a matéria existente, a usamos inadequadamente. A sociedade precisa compreender a necessidade de preservar os vários ambientes naturais que a terra possui.
Nosso planeta oferece muitos recursos naturais, indispensáveis para a nossa sobrevivência. A qualidade da vida dos seres humanos depende da qualidade dos recursos naturais: do ar que respiramos, da água que bebemos, do solo em que se desenvolvem as culturas agrícolas das plantas e dos animais que utilizamos como alimento.
O homem é o único animal com a enorme capacidade de produzir seu próprio ambiente, e é realmente hilário pensar que ele também seja o único que cria seus próprios meios de autodestruição.


Em entrevista para este boletim, o autor do livro ‘Ecoeconomia – Uma nova abordagem’, Hugo Penteado, fala sobre o modelo econômico vigente e sua relação com o meio ambiente। Mais que tudo, Hugo mostra que não adianta apenas substituir nossas tecnologias de produção, o que precisamos substituir fundamentalmente é nossa maneira de vida, eliminando hábitos e comportamentos oriundos de um sistema que nada mais fez senão nos proporcionar miséria, frustração, saturação e infelicidade, e que segue nos conduzindo cada vez mais rápido para a destruição. A questão é: quanto ainda vai nos custar continuarmos vestindo um modelo que não se ajusta aos nossos pés?


IBPS: Qual seu pensamento sobre a relação economia - produção - meio ambiente, ou - como você refere no livro, a relação “agentes econômicos, seus sistemas econômicos e a natureza”?HUGO PENTEADO: Os economistas agem como se a natureza não fosse uma variável relevante। Todos os textos que abordam o tema desmistificam a preocupação com a questão ambiental, com a restrição ao crescimento de um planeta finito e pior, chegam a ponto de abraçar trabalhos “estatísticos” (sobre os quais a dúvida deveria ser maior que a certeza) que declaram ser o aquecimento global um não evento para as economias. Essa certeza dos economistas é assustadora. A teoria econômica, independentemente de sua corrente, possui três mitos:


Mito Mecanicista: Os processos econômicos são explicados com as leis da mecânica e por essas leis o sistema econômico é considerado neutro para o meio ambiente। Todos os processos econômicos mecanicistas são reversíveis, previsíveis e incapazes de gerar mudanças qualitativas no sistema. Ou seja, podemos passar um trator na Amazônia, basta dar marcha-ré que nada aconteceu. Essa crença não só é inútil, bem como por uma série de perguntas sem resposta, os economistas que derivaram suas teorias da mecânica, não foram capazes de adaptá-las para o avanço da Física que mudou a forma com nós vemos a realidade. Na verdade, os processos físicos econômicos geram mudanças qualitativas definitivas no sistema.


IBPS: De 1992 para cá, as questões ambientais vêm caminhando a passos muito lentos, muito pouca coisa pode ser vista na prática daquilo que foi decidido e acertado na tentativa de reverter o grave quadro da problemática ambiental। Sem considerar as dificuldades oriundas das deficiências do nosso sistema econômico e político, o quê, na sua visão, está sendo o maior entrave para a evolução das iniciativas ambientais?


HP: Existem vários entraves para as iniciativas ambientais. O primeiro deles está na teoria econômica incapaz de reconhecer o problema, pois parte do princípio irreal que o sistema econômico é neutro para o meio ambiente e o meio ambiente é inesgotável. O segundo entrave está na falta da evidência de um colapso ambiental definitivo. O argumento dos céticos é que podemos ser ricos como os Estados Unidos, afinal, trata-se de um país rico e limpo. Em primeiro lugar os países ricos como os Estados Unidos e a Europa não são limpos. De acordo com a agência



2 comentários:

Juh disse...

ah! esse layout ficou bem melhor! ta bem mais organizado...falando sobre meio ambiente...me disseram que as maiores causadoras do aquecimento global são as vacas o_o...por causa do metano que elas liberam, mas conversando com meu irmão ele disse que acha que essa história das vacas é só pra afastar a culpa principal dos estados unidos que não querem assinar o protocolo de kyoto...faz sentido *risos*
ta otimo o blog *O*

=**

Vanessa disse...

ohdiashdiasda
concordo com ju ;x esse banner ta otimo agora e combinou mais com a frase o//
ahh e eii meu nome é Vanessa MEDEIROS tá?

beeeijo:*